1. Notificações na tela de bloqueio
Agora, é possível que as notificações dos diversos serviços e aplicativos do aparelho sejam exibidas na tela de bloqueio. O recurso promete facilitar a sua vida, já que você pode se manter atualizado sobre suas atividades em redes sociais, além de ter acesso a uma infinidade de outras informações sem precisar desbloquear o dispositivo. Melhor de tudo: quem não gostar da ferramenta, ou achar que são muitas notificações o tempo todo, pode filtrá-las e configurar o funcionamento do recurso da forma que achar mais conveniente.
2. Visual mais limpo e moderno
Já ouviu dizer que o Android parece feio? Não é mais o caso. Com o 5.0, o Google inaugurou o Material Design. A beleza da interface gráfica não é apenas uma novidade cosmética: mais agradável de usar, funcional e leve, o aspecto do Android 5.0 deixa seu Android com cara de novo.
3. Segurança
Questões de segurança e proteção à privacidade são uma preocupação cada vez maior e o Android 5.0 reflete isso. Por padrão, o sistema já ativa em seu dispositivo um sistema de criptografia de dados, que deixa mais difícil a vida de quem tenta invadir seus arquivos e violar sua privacidade. Com a aplicação do SELinux, o Android 5.0 é a versão do sistema operacional mais robusta e protegida contra malawares.
Desde que seu dispositivo suporte o recurso, o Android 5.0 estará ouvindo você o tempo todo. Mesmo na tela de bloqueio, você poderá comandar o dispositivo via voz. Para ativar e testar essa novidade, o usuário precisa ir em "Configurações" > "Entrada de texto por voz" > "Serviços avançados do Google" > "Detecção de 'Ok Google'". A partir daí, o Android vai calibrar a ferramenta a partir de uma série de comandos e, quando tudo estiver pronto, bastará você dizer “Ok Google” para que o seu Android passe a ouvir você. 4. Ouvindo você o tempo todo
5. Fixar aplicativos
O Android 5.0 Lollipop possui uma ferramenta redesenhada para que você crie perfis de usuários visitantes no seu telefone ou tablet, mas se você acha isso muito complicado, há uma opção bem bacana para quem quer emprestar o dispositivo por um curto espaço de tempo, sem ter medo de que alguém mexa com dados e informações pessoais. Basta usar o recurso para fixar o sistema em um, ou alguns, aplicativos, usando o ícone do alfinete no gerenciador de tarefas. Assim, quem emprestar seu telefone terá acesso somente ao que você permitir.
ConversãoConversão EmoticonEmoticon