Nada de Android Beta para a comunidade: foi confirmado hoje que a prévia para desenvolvedores da nova versão do SO do Google, mais conhecida como Android L, não receberá updates de qualquer espécie. O L é e continuará sendo um protótipo.
Rich Hyndman é um dos desenvolvedores do Android L. Em conversa com um programador alemão Michael Panzer no Google+, ele foi claro ao afirmar que não haverá novas versões do Android L antes do seu lançamento:
Chegarão alguns extras, como o emulador de 64 bits, mas não acredito que saiam novas imagens de fábrica.
Da mesma forma, os consertos de bugs encontrados na versão prévia não serão integrados ao firmware numa hipotética fase Beta. A função do L é tornar conhecidas as novas funções do SO aos desenvolvedores de apps.
Com essa decisão, o Google vem escolhendo um caminho um tanto contraditório: como sistema aberto, o Android iria se beneficiar imensamente de uma fase Beta, em que a comunidade de desenvolvedores testaria as funções e enviaria relatórios de bugs, que seriam consertados em compilações posteriores (processo semelhante ao aprimoramento das principais ROMs customizadas). O iOS, sistema fechado por excelência, já tira vantagem dessa interação há muito tempo.
Não é de surpreender, portanto, que aconteçam acidentes de percurso como a câmera bugada “de fábrica” do Nexus 5 ou o update problemático do Galaxy S4 para Android 4.3 Jelly Bean. Quanto mais diálogo com a comunidade, melhor, Big G!
ConversãoConversão EmoticonEmoticon