Depois de o aplicativo falso Virus Shield atingiu usuários da Google Play, a gigante de Mountain View está querendo compensá-los de alguma forma - afinal, o app alcançou o topo do ranking de mais baixados na loja online.
O Virus Shield prometia proteção contra malware por 4 dólares. Em vez disso, o aplicativo exibia um "X", que se transformava em um símbolo de verificado quando você tocava nele, e é isso; sem qualquer proteção real. Cerca de 10 mil usuários caíram na armadilha do falso antivírus.
De acordo com o site Police Android, o primeiro a relatar sobre o app falso, o Google começou a enviar notificações para os compradores do Virus Shield afirmando que o dinheiro gasto será integralmente devolvido. Para melhorar a oferta, a empresa também está oferecendo 5 dólares de crédito para compras futuras na Google Play.
Mudança já
A iniciativa do Google de fazer a coisa certa com os clientes do Virus Shield é um passo importante, mas o que a empresa realmente necessita é de uma reforma na Google Play.
Apesar de loja de aplicativos do Google já ter percorrido um longo caminho desde os dias em que era chamada de Android Market, o Virus Shield mostra que ainda é fácil burlar o sistema.
Os aplicativos fraudulentos sempre são pegos, mas nem sempre antes de enganarem os usuários.
Isso não significa que a empresa tem que adotar a abordagem de bloqueio da Apple, mas está claro que é necessária uma mudança para evitar que aplicativos infames cheguem ao topo da lista de mais baixados - mesmo que isso signifique usar um algoritmo melhor para procurar falsos apps, ou mais atenção humana, especialmente para os aplicativos que alcançam rapidamente o topo do ranking.
O Google também poderia facilitar para os usuários denunciarem aplicativos. Atualmente você tem que abrir o aplicativo da Google Play em um dispositivo Android, rolar todo a tela até o fim e, em seguida, sinalizar um aplicativo como impróprio.
Mas você não pode escolher entre "scam" ou "faz afirmações falsas" como razão para sinalizar um app. Em vez disso, scams e malware recebem a mesma identificação genérica "outros" - que é pouco provável que chame a atenção do Google do mesmo jeito que um "malware" faria.
ConversãoConversão EmoticonEmoticon